Strict Standards: Declaration of Doku_Renderer_metadata::table_open() should be compatible with Doku_Renderer::table_open($maxcols = NULL, $numrows = NULL, $pos = NULL) in /home/storage/c/04/98/servicecenter1/public_html/wiki/inc/parser/metadata.php on line 24

Strict Standards: Declaration of Doku_Renderer_metadata::table_close() should be compatible with Doku_Renderer::table_close($pos = NULL) in /home/storage/c/04/98/servicecenter1/public_html/wiki/inc/parser/metadata.php on line 24

ProvTransaction - Manual de Integração

1. Introdução

Este manual foi desenvolvido para tratar unicamente da implementação do processo de integração da plataforma ProvTransaction com a aplicação de Retaguarda e Canais. Neste estão disponíveis também os procedimentos e regras de uso e validação.

2. Configuração

A primeira providência é instalar o ambiente Python em hardware definido na especificação do projeto, considerando a quantidade de sementes que serão armazenadas no banco de dados de objetos residente em memória.

Importante: Cada componente com semente ocupa 915 Bytes. Portanto, cada 1GB de RAM suporta em torno de 1 milhão de componentes.

2.1 Ambiente Python

O Python pode ser encontrado no site do projeto, que oferece instaladores, fontes, scripts e todos os procedimentos necessários para instalação nos sistemas operacionais Windows e Linux.

2.1.1 REDIS

É responsável pelo processamento criptográfico sendo customizado através de plugins que implementam o algoritmo OATH gerados previamente distribuídos aos usuários.Tem número fixo e muitos estão persistidos.

  • Instalação:
O Redis deve ser instalado no seu ambiente utilizando o gerenciamento de instalação de pacotes/programas do sistema operacional escolhido.

Após a instalação ele pode rodar como aplicativo ou serviço.

2.1.2 TORNADO

É o responsável pela conectividade, integração e interação com o formulário da transação é customizável através de extensions que são criadas dinamicamente a cada nova conexão sendo eles que se conectam ao Redis localizando um componente através do número de série gerando um novo código provTransaction ou validando um digitado no canal.

  • Instalação:
Como no caso do Redis, você deve utilizar o gerenciamento de pacotes da sua distribuição para adicionar o Tornado ao seu Python.

2.1.3 MÓDULOS ADICIONAIS

Módulos Python também necessários: Pycrypto e Pyinstaller.

Importante: Durante o uso o canal se conecta ao Tornado e e suas extensions buscam os plugins Redis, sendo essa relação imprevisível porquê dependem de quem está conectado no momento.

2.2 Plataforma ProvTansaction

A plataforma ProvTransaction é o resultado de implementações Python dentro da estrutura de customização previstas no Redis e Tornado, que otimizam esses módulos tornando-os mais rápidos e protegidos.

  • Instalação:
Para instalação da plataforma ProvTransaction, entre em contado com a equipe técnica da Provmed TI.

2.2.1 PACOTES

“seed” : Gera exclusivamente sementes “em claro” diretamente em arquivos texto.
“seedk”: Gera sementes criptografadas em arquivo texto.
“seedjs”: Gera componentes e sementes criptografadas em arquivo json.
”seedict1”: Gera componentes e sementes criptografadas no Redis.
*** existem aplicações de importação/exportação/ de/para armazenamento texto/json/Redis por faixas de tokens incluindo funções leitura e apagamento geral do componentes no Redis que pode ser demorado para quantidades massivas por causa dos “snapshots” persistidos.
“tkrd” : Gera código ProvTransaction de uma semente e desafio dados.
“qrled”: POC da aplicação mobile para apresentações em desktop usando webcam.
“totp”: Apresenta em display gráfico o código ProvTransaction de um componente dado armazenado no Redis com desafio fixo na janela de tempo para ser usado em testes e homologações.
“zig”: Geração e armazenamento seguro via software da chave de criptografia de sementes.
“zag”: Recuperação da chave armazenada de criptografia de sementes função que internamente pode ser agregado a geradores de sementes.

2.2.2 CONECTIVIDADE (TORNADO)

Os recursos de segurança utilizados para uso na plataforma são extensions Tornado chamadas através de conexão http/https através de comandos “post” ou “get”.

  • Funções online previstas na provTransation:
http://localhost:8888/oath/ – Geração de código ProvTransaction utilizada para o envio de códigos de aprovação através de canais paralelos como SMS ao invés de Qrcoode.
http://localhost:8888/ocra/ – Validação básica informando serial, semente e desafio.
http://localhost:8888/seed/ – Exportação de sementes a partir de um número de série utilizado na ativação da App mobile.
http://localhost:8888/monitora/ – Medição número de usuários conectados no Redis e volume de transações por segundo além de status de memória em uso/disponível em/para operação no banco de dados.

Importante: Substitua “localhost” pelo número IP ou URL do servidor que hospeda a plataforma ProvTransaction.

2.2.3 QRCODE (COMPOSIÇÃO)

O usuário tem disponível em seu smartphone um estoque local de sementes além da chave de criptografia de Qrcode, previamente distribuídos na fase de ativação.

No momento de publicar o formulário da transação o banco cria um Qrcode (versão “10”, nível de correção “L”) incluindo 3 informações agrupadas e criptografadas (AES256) em uma sequência de caracteres, a saber:

EXEMPLO:
           (1)   (2)    (3)  
Aberto:  4000000-123-1234567890
Cifrado: LIQz5+VC5mLwQjQMQ/FME98SvJA=
  1. Numero de série: de uma das sementes presentes no smartphone do usuário escolhida aleatoriamente;
  2. Desafio de sessão: valor aleatório a ser agregado na semente no cálculo do código de confirmação;
  3. Chave de criptografia de sementes: obtida diretamente da plataforma usada para abrir sementes no smartphone;

Aberto Cifrado

Na transação o App lê o Qrcode recuperando a semente realizando a geração do cálculo OATH.

3. Processos

Após o ambiente estar em conformidade com as especificações necessárias, e a plataforma ProvTransaction homologada, os pacotes estarão disponíveis para utilização. Para cada processo existem utilitários e aplicativos específicos, que serão descritos nos próximos tópicos.

3.1 Preparação

3.2 Distribuição

3.3 Ativação

3.4 Aprovação

4. Conclusão

 
provmed/provtransaction/integracao.txt · Última modificação: 2020/02/18 11:05 por admin